segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SENHOR, QUEREMOS AVANÇAR III Intimidade com o Senhor

"SENHOR, QUEREMOS AVANÇAR 3"

Hoje é a terceira mensagem da nossa série. Quando falamos em progresso, temos que entender alguns requisitos que Deus deixou para nós. Progresso aos olhos de Deus não significa que as coisas estão boas: Paulo estava mau com o espinho na carne, mas Deus disse que Ele estava sendo aperfeicoado,ou seja progredindo.

TEMA DE HOJE: A INTIMIDADE COM O SENHOR
1- ACONTECE QUANDO BUSCAMOS A PRESENÇA DO SENHOR V. 3 e 4
Simbolizada na arca, um caixote de madeira de um metro quadrado que simbolizava a presença de Deus no meio do seu povo. Feita de madeira de acácia, revestidada de ouro, com uma copia da lei, a vara de Arão e um pote de maná
A arca representa a perfeição da natureza de Cristo: A humanidade (madeira) e divindade (ouro)

2- ACONTECE NUMA SERIEDADE COM A SANTIFICAÇÃO V. 5
As maravilhas do Senhor estão condicionadas a isso!
Não veremos maravilhas se não houver em nós santificação
SANTIFICAÇÃO:
a) separação de tudo aquilo que é contrario à Palavra
Musicas, atitudes, palavras
b) aproximação ao Senhor

3- RESULTA NA MANIFESTAÇÃO MIRACULOSA DE DEUS v. 14-16
O sinal das pedras (Deus fez) cap.4
São as maravilhas de Deus que Ele mesmo prometeu!
Marcos 16 fala dos sinais que iam acompanhar os que cressem
Os crentes vivem numa atmosfera de milagres. O problema que não temos olhos para ver! Mas Deus está operando- Somos como Geazi que não viu os soldados na montanha!
Sobre a questao de termos olhos:Era uma vez uma indústria de calçados que estava desenvolvendo um projeto de exportação para a Índia.Mandou dois de seus consultores a pontos diferentes daquele país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. Após alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da indústria: "Senhores, cancelem o projeto... aqui ninguém usa sapatos." Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu: "Senhores, tripliquem o projeto de exportação. Aqui ninguém ainda usa sapatos."

4- EVIDENCIA-SE NUMA OBEDIENCIA AOS MANDAMENTOS DO SENHOR CAP. 5.3 e 10
Quando começamos a viver na presença do Senhor há um prazer em obedecer e não um peso! Seus mandamentos não são penosos! Seu fardo e leve e seu jugo suave!
Josué circuncidou (batismo) e participaram da Páscoa (santa ceia)
Aqui encontramos a necessidade de crermos no que se pede:
Certo homem, perdido numa região desértica, prestes a morrer de sede, encontra uma cabana desabitada.No quintal, uma bomba d'água, velha e enferrujada. Imediatamente ele começou a bombeá-la, mas a água não jorrou. Desapontado, sentou-se. Só então viu ao lado da bomba uma garrafa d'água, com um bilhete colado sobre rótulo: "Você precisa primeiro preparar a bomba com TODA a água desta garrafa, meu amigo. PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir."
A garrafa estava quase cheia e ele, de repente, se viu num dilema: Se bebesse a água "velha" e quente da garrafa talvez sobrevivesse, mas se a colocasse naquela bomba enferrujada, talvez obtivesse água fresca. Mas, talvez não.
Com relutância, despejou a água na bomba. Em seguida, agarrou a manivela e começou a bombear. E a bomba começou a chiar. E nada aconteceu! E a bomba foi rangendo e chiando. Então surgiu um fiozinho de água; depois um pequeno fluxo, e finalmente a água jorrou com abundância!
Bebeu até se fartar. Encheu a garrafa novamente e acrescentou uma pequena nota ao bilhete: "Creia-me, funciona! Você precisa dar TODA a água antes de poder obtê-la de volta
O proprio Jesus disse: "quem quiser ganhar a vida, tem que perde-la"

5- NOS LEVA A DESFRUTARMOS DA PROVIDENCIA.(V.12 ) E DA SUA COMPANHIA V. 13-15
Quando entraram na terra cessou o maná!agora podiam comer o que a terra produziu!Deus vai trabalhar sempre dessa maneira em nossa vida
E Josué teve um encontro direto com o Senhor!
O principe do Senhor ( Jesus) recebeu a adoração e não falou nada. Nenhuma ordem
O que Deus queria era comunhão com Josué!
Leia ainda Isaías 57.15 e veja um Deus que é Alto mas que se relaciona conosco!
Que Deus te abençoe nesta semana!

sábado, 19 de setembro de 2009

SENHOR, QUEREMOS AVANÇAR II Aprendendo sobre Deus com uma prostituta

Josué 2
Continuamos nossa série, iniciada na semana passada: "SENHOR, QUEREMOS AVANÇAR!"
Boa Leitura!

No capítulo 2 de Josué encontramos a preparação para a invasão da terra. Deparamos com a história de Raabe, a garota de programa de Jericó.

O que começamos a falar no domingo passado sobre a ação de Deus e nossa responsabiliade, continua neste capitulo. Uma parábola ilustra o que queremos falar sobre isso: Conta-se que um homem chegou em um rio e viu um barco ancorado na margem; estranhou-lhe o fato de ter algo escrito nos dois remos: FÉ e AÇÃO. Perguntou, então,ao barqueiro o significavam aquelas palavras nos remos. E a resposta foi: "A fé deve ser acompanhada da ação para que o barco siga em frente". Se usarmos somente um deles, em detrimento de outro, nosso "barco" (a vida) corre serios riscos de dar voltas em si mesma e não avançar!

Observe que Josué enviou espias para tomar conhecimento da terra que entram na casa de uma prostituta chamada Raabe. Não despertaram suspeitas, pois essa mulher sempre recebia homens!
Tema de hoje: CONHEÇA O SEU DEUS- O que aprendemos com Raabe?
Há um cantico antigo que diz: "Nos galhos secos de uma árvore qualquer, onde ninguém jamais pudesse imaginar... O criador vê uma flor a brotar" Deus nos surpreende mudando a historia de vidas complicadas. A nossa é um exemplo. O que essa história tem a nos ensinar?

1- RAABE NOS ENSINA SOBRE A GRAÇA DE DEUS v. 1
Raabe era uma mulher de prostituições. Dizem que essa mulher era de vida fácil, quando na verdade a vida delas é extremamente difícil. O prazer do sexo não se compara as tragédias que essas mulheres enfrentam!
Não pode ser considerada como profissão; é um desvio de caráter e conduta que em nosso país foi regularizado com profissão! Há inclusive, uma cartilha no site do Ministério do trabalho ensinando técnicas para as chamadas profissionais do sexo e nós não podemos aceitar isso porque o sexo foi criado para o desfrute do casal dentro da persepectiva do casamento!
Jesus, em seu ministério terreno, teve muitos encontros com pecadores, inclusive prostitutas; mas em todos ele acolhia com amor os pecadores e convidava para uma mudança de vida! O "Eu também não te condeno, vá e não peques mais", é um alerta para aqueles que querem justificar sua vida de pecado diante da graça de Deus!
A graça de Deus é presente que vem para seres pecadores! É o convite de Jesus para os que estão no lamaçal para saírem de lá para uma vida restaurada!
Quem imaginaria que essa prostituta seria salva da tragédia de Jericó? E quem arriscaria a dizer que ela estaria na genealogia de Jesus? (Mt 1.5)
A graça de Deus é que faz todas essas impossibilidades tornarem-se possíveis!
Para que voce possa avançar em sua vida, é necessário um entendimento profundo da graça de Deus- Eu sou o que sou porque Deus agiu em meu favor! Não tenho motivos para me orgulhar da posição que me encontro, porque ela é resultado da ação graciosa de Deus em meu favor!

2- RAABE NOS ENSINA SOBRE O GOVERNO DE DEUS v. 8-11
Deus governa todas as coisas- Todos os eventos do universo e da nossa vida estão debaixo do controle dEle, sejam eles grandes ou pequenos(ELE É DEUS DO MACRO E DO MICRO)
Você está no lugar que Deus quer! Ele moveu para que voce mudasse para cá! Ele fez isso no MACRO (uma crise na sua região) e Cuidou do MICRO (sua vida)
Raabe sabia do que Deus tinha feito e durante a historia vemos Deus agindo no mundo, movendo corações para que seu propósito aconteça- Vemos isso na seca que sobreveio sobre o mundo antigo que obrigou Jacó e seus onze filhos buscar comida no Egito; Deus preparou o mundo para a chegada de Seu Filho: Uma língua universal (o grego); infraestrutura de estradas (romano) e uma profunda sede de DEUS, causada pela religião ressecada dos judeus. Não é a toa que na Cruz de Cristo, mesmo pejorativamente, Pilatos escreveu uma das maiores declarações do Senhorio de Cristo: JESUS NAZARENO,REI DOS JUDEUS.
Voce precisa saber que tuda na tua vida obedece a um roteiro divino; sua parte é obedecer e fazer o que é certo de acordo com aquilo que o próprio Deus deixou revelado em sua Palavra!

3- RAABE NOS ENSINA A LUTAR PELA NOSSA FAMÍLIA v. 12-13
Ela sabia que Deus tinha dado a cidade para o povo de Israel e ela intercedeu pelos seus! Aprendemos a lutar por aqueles que Deus tem dado à nos! Pessoas que Ele coloca em nossa vida para que possamos ser canais de bençãos!
Deus tem dado conguje, filhos, parentes, vizinhos e amigos para que mostremos a eles a verdade de Deus e de sua Palavra! Temos que lutar por nossos filhos contra as ideologias de um mundo pervertido e corrupto; um mundo que vive distante do Senhor e de seus caminhos. Quando Neemias voltou para reconstruir a cidade de Jerusalém disse ao povo: "Olhei, levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais! Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas." 4.14
Se vc quer avançar precisa aprender a lutar em oração pela sua familia e tomar decisões de bençãos sobre a vida deles!

4-RAABE NOS ENSINA A CONFIAR EM JESUS 18-21
O ser humano é essencialmente religioso. Quer se aproximar de Deus do seu jeito, esquecendo ou não aceitando que Deus tem uma unica maneira de fazer isso: JESUS
Não existe outro meio senão Ele para nos levar ao céu! Somente Ele é o Unico Mediador entre Deus e os homens! NEle temos todas as bênçãos do céu sobre nós! Seu nome está acima de todo o nome e toda a língua confessará que Ele é Senhor e joelhos se dobrarão reconhecendo esse senhorio no céu, na terra e debaixo da terra!
É atraves de Jesus que temos cura; livre acesso em oração ao Pai; temos nossas orações ouvidas e respondidas por Ele; temos perdão de pecados pois ele é advogado diante do Pai; Somos defendidos por Ele!
O cordão vermelho na janela é uma sombra do que iria acontecer no futuro! O sangue derramado na cruz nos salva, da mesma maneira que Raabe o foi, quando o muro sobre o qual sua vida foi construída caiu!
Sem Cristo, o cordão vermelho na janela, não se avança para lugar algum!
Que Deus te abençoe!

domingo, 13 de setembro de 2009

SENHOR, QUEREMOS AVANÇAR I Crescendo com o Senhor

Estamos inciando nova série de estudos no livro de Josué!
Falamos durante quatro domingos sobre SEGUIDORES DE CRISTO NUM MUNDO EM CRISE- esse tema visou o que devemos fazer diante das pressões da vida.
Hoje iniciamos mais uma serie com o objetivo de mostrar nossas necessidades e buscar de Deus soluções e crescimento. E o tema é um pedido à Deus: "SENHOR, QUEREMOS AVANÇAR!"

A historia do povo de Deus é cheia de emoções e de interferencias de Deus. O povo sofrido no Egito clama e Deus interfere com graça enviando Moisés como libertador. No deserto passam por situações extremas onde somente a confiança no Senhor os fez sobreviver. E agora estão num momento decisivo: Moisés havia morrido e Josué assumiu a liderança do povo com a tarefa de conquistar a cidade de Jericó, a capital da "terra prometida."
Não era facil para eles, assim como nada é fácil para nós hoje!
Como o tema série sugere, nossa vida deve ser marcada por avanços. Avanço significa sair de uma posição e ir para outra com relativo progresso, ou seja, melhoria de situação.
Mas alguns poderiam dizer que sua vida está pior do que um tempo atrás; isso à seus olhos, porque aos olhos de Deus, o projeto de nossa vida está em perfeito desenvolvimento. Não ter mais coisas, ou estar sozinhos, não poder realizar determinados sonhos, poderiam ser atestados de fracasso e não sucesso por alguns; no entanto, a falta de algumas dessas coisas, contribuiram para nossa aproximação do Senhor e sempre é este o objetivo divino! Por isso, vendo as coisas sob a perspectiva do alto, estamos sempre avançando!

Josué 1
TEMA DO ESTUDO DE HOJE: CRESCENDO COM O SENHOR

1- DEUS DÁ OPORTUNIDADES PARA NOSSO CRESCIMENTO V. 1.4
Observe que Deus chamou Josué depois da morte de Moises e deu a ele um desafio.
Esse desafio pode ser chamado de oportunidades! Deus estava dando à ele a oportunidade de conquistar a terra de Canaã.
O fato de estarmos hoje ouvindo a Palavra de Deus é uma oportunidade de crescermos espiritualmente e conhecermos um pouco mais do Senhor
Há um ditado que diz que "o sol nasceu para todos". A bíblia diz que Deus dá chuva sobre os justos e injustos. Vivemos num país de oportunidades! Não é um país de facilidades, mas é um país que quiser crescer tem recursos para isto!

2- DEUS ESTARA PRESENTE EM TODAS AS CIRCUNSTANCIAS v. 5
São promessas que nos enchem de esperança:
Serei contigo;
não te deixarei;
não te desempararei!
Resumindo: O sl. 56.11: "em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem"
Note a arma importante que Deus nos deu. Efésios 6, falando sobre a armadura do cristão diz que a Bíblia é a Espada do Espírito. O v. 7 e 8 condicionam a presença de Deus à obediencia da Palavra

3- A INTERVENÇÃO DE DEUS NÃO NOS ISENTA DA PREPARAÇÃO V. 11
Deus fala com Josué e pede que ele tenha algumas atitudes. Observe:
Levante-te v. 2 (esteja preparado)
Esforça-te v. 6 (faça mais do que o comum) Mais do que a média (mediocridade)
Tenha bom animo v. 6 (otimismo e esperança)
Não te atemorizes e não te espantes v.9
Veja o v.11:"provede-vos de mantimentos" Isso é preparação
Há um texto de Hebreus que fala muito ao meu coração: "Pela fé Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão." 11.21
Jacó já estava velho e precisou do seu bordão para adorar ao Senhor. Foi seu ponto de apoio. Há dois tipos de pontos de apoio: a fé e o bordão
A fé a confiança que temos no Senhor e o bordão é a preparação que fazemos ao longo da vida
O bordão é a economia, os estudos, as oportunidades, a família, a preparação para o envelhecimento - O bordão não privilégio só dos cristãos
A fé é nossa certeza de confiança e entrega ao Senhor e esta é privilégio só dos crentes!
Aqueles que confiam somente no bordão não experimentam os milagres de Deus. Pedro poderia confiar no seu bordão de experiente pescador e dizer que o mar não estava para peixe; mas usou o ponto de apoio da fé e declarou: "sob sua palavra lançarei minhas redes" O resultado foi o milagre a ponto de pedir: "Senhor afasta de mim, porque sou pecador!"

4- PRECISAMOS DE IRMÃOS QUE NOS ACOMPANHEM NA JORNADA v. 12
Para crescermos na presença do Senhor precisamos de irmãos. Ninguém avança sozinho!
Precisamos estar ligados à um corpo que é a igreja do Senhor.
Duas tribos e meia, resolveu ficar antes de Jerico, porque eram pastores e tinha bom pasto na região da Transjordania. Josué disse para eles ajudarem seus irmãos a conquistareem a terra v. 12-15
Aprendemos com os exemplos de nossos irmãos: Exemplos positivos e negativos! o QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER!
Que Deus nos abençoe!

IDENTIDADE PRESBITERIANA

O QUE É SER PRESBITERIANO O que é o presbiterianismo? O que é uma Igreja Presbiteriana? Por que sou presbiteriano? Estas são as perguntas q...