IPB RADIO

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Filipenses  4- DICAS DE PAULO PARA UMA VIDA DE QUALIDADE


Filipos era um distrito da Grécia. A igreja de Filipos nasceu quando Paulo queria ir para o norte (Bitínia, Ponto, Capadócia), mas o Espírito Santo não deixou. Deus queria que Paulo levasse o evangelho para a Grécia. Então numa noite, Deus deu a ele uma visão de um homem grego chamando para ajuda-los. Foram então para a Grécia,  parando na primeira cidade, Filipos. Algo que nos incomoda ao fazer uma leitura somente do texto de Atos é o fato do Espírito Santo não ter deixado Paulo e Silas irem para a região norte; Quando lemos a primeira carta de Pedro começamos a entender um pouco dos planos e propósitos de Deus; o Espírito Santo queria que o evangelho fosse pregado naquela região por um outro missionário; sabemos que Paulo tinha uma mente brilhante; sua alta capacidade seriam muito mais úteis num ambiente que valorizasse o conhecimento e não num lugar habitado por bárbaros e guerreiros. Por isso o Espírito leva Paulo para a Grécia, berço da Filosofia e Pedro para essa região mais inóspita. O perfil do apostolo Pedro se encaixou perfeitamente nessa realidade, uma vez que depois de sua conversão, Pedro foi revestido de  coragem e uma capacidade imensa de confrontação, mostrando quem é Cristo e que todos precisavam de arrependimento e fé. Quando Paulo e Silas chegaram à Filipos, pregaram para algumas mulheres que estavam à beira de um rio e Deus abriu o coração de Lídia, que creu, foi batizada com todos os seus e pediu que os apóstolos ficassem em sua casa. Logo depois acontece o episódio da expulsão do demônio da jovem adivinhadora. Devido a isso, os dois missionários  foram acoitados em praça pública e lançados na cadeia. A noite, cantavam louvores a Deus sendo que logo em seguida, Deus providenciou a libertação deles através de um terremoto que abalou os alicerces da prisão. Novamente, outra conversão acontece, a do carcereiro. Este é o cenário do nascimento da igreja na Europa, mas precisamente na Grécia, na cidade de Filipos.  Paulo escreve a eles da prisão. Notamos que Paulo estava com saudades daqueles irmãos.  É importante ressaltar que esta igreja era a única que contribuía materialmente para o ministério de Paulo. Alguns conselhos que Paulo deu a eles servem também para nos hoje. Vamos a eles:

1- VIVAM UNIDOS COM O SENHOR V. 1
O segredo da nossa vida é entendermos que estamos unidos com o Senhor.
Não fomos criados para estarmos sozinhos.  Nosso coração precisa de um dono! Se não for o Senhor será qualquer outra coisa!
Viver unido com o Senhor significa receber a salvação que ele comprou na cruz;
Significa receber como Senhor da vida e a partir daí viver em obediência à ele.
É a união do Senhor que garante nossa salvação! Nós estamos em Cristo. Jesus fala sobre isso em João 15. Eu sou a videira, vcs os ramos! Lembrar disso diariamente deve produzir em nós um senso de alegria  imenso! Conhecer as doutrinas da ELEIÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, PERSEVERANÇA DOS SANTOS, GLORIFICAÇÃO, entre todas as outras doutrinas básicas da fé cristã, é o segredo da verdadeira alegria! Esse conhecimento produz em nós um senso de humildade e  coloca nossa auto estima, tão discutida na atualidade, no lugar certo!

2-QUE ELES VIVAM BEM COM SEUS IRMÃOS. V. 2
Não é fácil lidar com as diferenças de comportamento e personalidade das pessoas que nos cercam;
Os problemas de relacionamento são muito comuns. Havia duas irmãs que estavam com problemas lá: Evódia e Sintique. Não sabemos o que elas faziam, mas a coisa não estava boa entre elas e estava trazendo problemas para a igreja de Filipos.
Elas eram fiéis a Deus- eram servas de Deus junto com Clemente
Paulo diz que o nome deles estava no livro da vida!
Outra dica que encontramos para o exercício da alegria é viver bem com nosso próximo: cônjuge, filhos, irmãos da igreja, amigos, colegas de trabalho. Paulo disse certa vez que o nome de Jesus era blasfemado por causa de algumas pessoas que tinham um mau comportamento. Isso também ocorre quando demonstramos arrogância e temos dificuldade de lidar com as diferenças no ambiente de trabalho ou até mesmo da igreja.

3- QUE VIVAMOS EM ALEGRIA v. 4
Paulo explica o motivo de termos alegria- União com o Senhor
Alegria é entender a palavra de Deus e saber que o Senhor está cuidando de cada parte e área da nossa vida!
Note que o pedido do apóstolo é que eles se alegrassem! É uma ordem! Entendemos que a busca da alegria se encontra num exercício racional de saber quem somos no reino de Deus, o que aconteceu conosco. Não se trata de um sentimento, mas sim de uma concentração nas coisas que o Senhor fez por nós.
Tomemos como exemplo, uma viagem de ônibus:  mesmo tendo alguns desconfortos no caminho, superamos tudo devido ao destino que nos aguarda. Assim é a trajetória da nossa vida. Nosso alvo é estar com Cristo e esse objetivo faz-nos superar todos os obstáculos da “viagem”. Seria estranho se você entrasse num ônibus e quisesse viver o tempo todo ali; pense como seria esquisito se um passageiro se preocupasse em trocar o estofamento da cadeira, colocar quadros na parede ou fazer qualquer outra coisa para se manter para sempre dentro do veículo! Isso seria muito estranho e desvirtuaria o propósito da viagem. No tempo que estamos que aqui devemos aproveitar para viver bem com os outros passageiros falando sobre o destino da viagem (testemunho), mostrando aos outros quem é o motorista, o que ele fez por nós, entendendo que a qualquer momento o veículo para e o motorista nos chama pelo nome: “Nadiel, chegou seu ponto final. Pode descer.” Gosto de pensar na morte dessa maneira: me levanto do banco sem nenhuma tristeza pelo que estou deixando, porque o lugar que vou é muito melhor; nenhum remorso ou consciência pesada, pois vivi meus dias  fazendo o que o motorista pediu que eu fizesse e a  falta que vou fazer aos meus familiares e amigos é compensada pela certeza que eles tem que eu fui na frente e que em breve nos encontraremos.

4- VIVAM EM AMOR, POIS O SENHOR LOGO VEM v. 5
O motivo de nós vivermos bem com todos é que o Senhor logo virá: lembrando que ele virá um dia nas nuvens mas também pode vir a qualquer momento pela morte! Por isso devemos aproveitar bem cada dia como sendo uma oportunidade que o Senhor nos deu de encher a vida dos nossos irmãos e familiares de amor, pois pode ser que este dia seja o último. Em Lamentações, Jeremias que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã sobre nós e são a causa de não sermos consumidos. Essa renovação das misericórdias se dá a cada dia na oportunidade que temos de amar e demonstrar o amor de Cristo a todos. Esse amor se manifesta na evangelização. Quando entendemos que o Senhor pode vir a qualquer momento,  que nossa vida é muito breve e somos despertados para amar, nos lançamos com todas as forças para a evangelização. Penso que um dos motivos da falta de interesse evangelístico é a falta de amor.

5- NÃO SE PREOCUPEM, MAS COLOQUEM TUDO DIANTE DE DEUS EM ORAÇÃO             v. 6
Aqui Paulo trata do problema da preocupação mostrando a oração como antídoto para esse mal

6- DESCUBRAM A VERDADEIRA FONTE DE PAZ V. 7
É  a paz de Cristo que garante nossa estabilidade emocional. Essa paz excede, vai além do que podemos entender! Lembrando que essa paz é diferente de sossego: a Escritura nos garante a paz mas não o sossego; este só virá com o retorno de Cristo!

7- CUIDEM DA MENTE DE VOCES  V.8
O que ouvimos, vemos e  lemos influencia nossa maneira de pensar. Seja seletivo com o que entra na sua mente. Paulo dá algumas dicas de criamos como uma peneira para filtrar o que deve entrar na nossa mente.

8- PRATIQUEM SUA FÉ v. 9
A Bíblia diz no livro de Tiago que a fé sem obras é morta. Paulo orienta os irmãos a saírem da escola e tornar a fé um projeto de vida prático!

9- RECEBAM A FORÇA DE CRISTO PARA PODER PASSAR POR TODAS AS SITUAÇÕES V. 12,13
Paulo aprendeu a viver contente em toda e qualquer situações porque o Senhor lhe fortalecia! Tenho visto esse versículo usado pelos adeptos da teologia da prosperidade em carros importados: “ tudo posso naquele que me fortalece”, dando a impressão que eu posso todas as coisas, pelo fato de estar com Cristo. Nunca vi isso num fusca ou numa bicicleta! A NTLH traduziu o texto com uma precisão muito boa e que explica o verdadeiro sentido dele: “Com a força que Cristo me dá posso passar por todas as situações”. Nesta versão dá para colocar na bicicleta sim!
Que essas nove “dicas” de Paulo possam fazer sentido ao seu coração e que a Palavra te conforte e renove suas forças no Senhor. Um bom dia para você!

Que Deus nos abençoe!