sábado, 31 de agosto de 2019
2 Coríntios 10- Lutando com as armas certas
2Corintios 10
Introdução:
No capitulo 8 e 9, Paulo falou sobre a oferta que as igrejas da Macedonia estavam levantando para enviar para a igreja de Jerusalém. Uma grande fome veio sobre o mundo da época e também pelas perseguições, a igreja de Jerusalém estava passando por grandes necessidades.
Mas agora, Paulo fala sobre a nossa luta e como nós lutamos. Nós estamos numa batalha mas não lutamos da mesma forma que o mundo luta.
Veja o v. 1 – Nós temos a mansidão e a benignidade de Cristo. Quando se fala em guerra, a imagem que vem na nossa mente é de violência e força! Mas a palavra de Deus diz que não é por força nem por violência. A batalha crista se vence de joelhos! Nós somos guerreiros que fazem guerra ajoelhados!
Qualquer desafio é vencido em oração. A oração não é a arma para a guerra, ela é a guerra! Quem não ora, já perdeu a guerra! De todas as coisas que podemos aprender nas Escrituras, a oração é a mais importante. Os discípulos de Jesus não pediram para aprender a pregar, ou evangelizar, eles pediram para que Jesus ensinasse a orar!
Tema- UMA LUTA DIFERENTE
1- Não lutamos segundo a carne
O v. 3 diz que nós não andamos segundo a carne. Embora nós sejamos humanos, nós não lutamos por motivos humanos. Os desafios humanos são o de manter o corpo vivo, saudável, de se ter proteção, de se ter os meios para sobreviver. Somos humanos e precisamos cuidar do corpo, pois ele é o templo do Espírito Santo.
Os motivos humanos de luta também são a sobrevivência a qualquer custo e o se dar bem nas mais diversas situações da vida. As pessoas lutam, passam por cima dos outros, matam para conseguir seus objetivos. Quando vemos isso, estamos vendo o ser humano sendo ser humano!
Jesus veio para inverter muita coisa na nossa vida. Nós buscamos as coisas lá do alto! Somos cidadãos do céu, mesmo vivendo aqui na terra. Somos peregrinos e forasteiros neste mundo.
Não precisamos mais ficar desesperados pelas coisas deste mundo, porque sabemos que nosso Pai vai nos sustentar. O Consumismo não nos fascina mais, porque estamos contentes com o que Deus tem nos dado!
Quando alguém faz algo de mal para nós, nós simplesmente perdoamos e aquele mal não tem o poder de nos causar mais dor!
Aplicação- Nossa luta não contra pessoas. Paulo nos alerta em Efesios 6 que estamos guerreando contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes. Estamos em guerra contra as trevas! As pessoas não são nossas inimigas!
2- Nossas armas não são carnais
O inicio do v. 4 diz um pouco sobre as nossas armas. Elas não são carnais.
O crente usa armas que não são deste mundo. O mundo tem as seguintes armas
A Justiça, a Lei o Direito humano. A língua que argumenta e convence. O poder financeiro. A influencia humana. A chantagem. A conveniência. O medo.
3- Nossas armas são poderosas e eficientes
Mas como são e quais são as armas que nós temos? Temos que conhecer o nosso arsenal. Quando um soldado vai para a guerra, antes ele passa por um tempo de treinamento para conhecer e aprender a manejar bem as armas. Um piloto de caça passa por testes exaustivos para conseguir pilotar um avião que voa além a velocidade do som. Eu e você temos que conhecer as armas que Deus coloca a nossa disposição. Vamos a elas.
Em Efésios 6 somos apresentados à armadura de Deus. Ouça o texto
Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os pode-res que dominam completamente este mundo de escuridão 13 Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. 14 Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça 15 e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. 16 E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno17 Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.
1ª Arma: A Palavra de Deus. “Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.” (Salmos 119:98)
“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmos 119:105)
“Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’. Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.” (Mateus 4:10-11)
2ª Arma: Fé “Ele respondeu: Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.” (Mateus 17:20)
“Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.” (Efésios 6:16)
“que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.”(1 Pedro 1:5)
3ª Arma: Oração e Jejum.
“Decretem um jejum santo; convoquem uma assembleia sagrada. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do Senhor, do seu Deus, e clamem ao Senhor. Ah! Aquele dia! Sim, o dia do Senhor está próximo; como destruição poderosa da parte do Todo-poderoso, ele virá.” (Joel 1:14-15)
“Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não conseguimos expulsá-lo? Ele respondeu: Essa casta só sai pela oração e pelo jejum”. (Marcos 9:28-29)
Jesus orava sempre e jejuava. O crente precisa aprender a usar essa arma!
4ª Arma: Louvor.
“E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.” (1 Samuel 16:23)
“Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados.” (2 Crônicas 20:22)
“Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.” (Salmos 22:3)
Nós vencemos com uma palavra de louvor nos lábios!
5ª Arma: Nome de Jesus.
“E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”. (João 14:13-14)
“Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.” (Atos 3:16)
“Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,” (Filipenses 2:9)
“Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.” (1 João 2:12)
6ª Arma: Sangue de Jesus.
“Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!” (Romanos 5:9)
“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,” (Efésios 1:7)
“Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”(Apocalipse 12:11)
7ª Arma: A comunhão.
A comunhão dos cristãos é uma arma poderosa para nos dar vitorias.
Em 1Sm 23.16 lemos o seguinte “Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus”
O salmo 133 diz que é bom e agradável viverem unidos os irmaos. Ali o Senhor ordena a vida e a bençao para sempre.
O novo testamento fala muito sobre uns aos outros! Mutualidade.
O que as armas de Deus fazem? Qual e o resultado?
Veja os vs. 4 e 5
Destruir fortalezas- Onde o inimigo se alojou. Uma fortaleza é um lugar fortificado onde o inimigo se aloja!
Anular sofismas- Ideias falsas- Feminismo, homossexualismo, consumismo, triunfalismo.
Anula a altivez- As armas espirituais servem para anular toda o orgulho que impede as pessoas de crerem em Cristo.
Levam cativo todos os pensamentos a Cristo-
Aplicação
Muitos crentes tem lutado com as armas erradas. Talvez você esta num casamento lutando com as armas erradas. Seu trabalho, seus estudos. Sua vida tem sido uma constante luta mas com as armas improprias. É hora de lutar com armas certas, as armas espirituais.
Paulo termina sua reflexão no v. 17 dizendo que aquele que se gloriar, glorie-se no Senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)
IDENTIDADE PRESBITERIANA
O QUE É SER PRESBITERIANO O que é o presbiterianismo? O que é uma Igreja Presbiteriana? Por que sou presbiteriano? Estas são as perguntas q...