quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Os terríveis evangélicos e o "terrivelmente evangélico"
Os terríveis evangélicos e o terrivelmente evangélico
Nos últimos dias, a expressão “terrivelmente evangélico” começou a fazer parte do nosso vocabulário e da imprensa brasileira. O presidente da Republica disse que iria indicar à vaga do Supremo Tribunal Federal um ministro “terrivelmente evangélico” e ele realmente cumpriu sua palavra. É claro que essa fala do presidente tem por objetivo agradar seu eleitorado evangélico, mesmo que a indicação enfrente oposição e se encontre estagnada pelos mais diversos motivos. Um evangélico nas estancias superiores do poder é um representante dessa grande massa que compõe a religiosidade brasileira. Mas quando ouvimos isso, temos algumas reações, as quais passo a compartilhar com você:
a) O que é ser evangélico? Em termos bem simples, significa alguém que professa a fé evangélica. É alguém comprometido com o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. É alguém que pauta sua vida pela Bíblia, tendo-a como regra de fé e pratica. No Brasil, a igreja evangélica é muito diversa, indo desde os grupos tradicionais até os movimentos neo-pentecostais. Definir um evangélico não é fácil! Teríamos antes que entender as várias classes que compõem esse segmento: Temos os reformados, filhos da reforma Protestante de 1517, nos quais se encontram os Luteranos e Presbiterianos; temos os independentes, onde está o movimento Batista; Temos também os Pentecostais históricos, representados pela Assembleia de Deus e Congregação Cristã e por ultimo temos os Neo-Pentecostais, cujos nomes de maior expressão são as igrejas: Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus e Igreja Mundial do poder de Deus. O numero de evangélicos hoje, segundo o Data Folha é de31% da população brasileira, o que equivale a 65,4 milhões de pessoas.
b) O que é ser terrivelmente evangélico? Mas no meio desse grande numero de pessoas que seguem ao Evangelho, encontramos alguns com raízes mais profundas. Em todas as profissões e classes sempre encontramos alguém assim. Um terrivelmente evangélico, embora o termo pareça pejorativo, é a meu ver, alguém que leva muito a sério sua fé e não negocia seus valores. Uma pessoa assim, não cede às tentações do poder e nem governa ou faz leis para em benefício próprio, pelo contrario, ele é guiado pelos princípios do Evangelho. Poderíamos dizer, que um terrivelmente evangélico representa a essência de um cristão. É alguém que se pode contar nas horas de necessidade e alguém muito firme em todos os seus princípios. Embora pareça pejorativo, o termo é bom e mostra o lado mais conservador da igreja de Cristo, que não cede a Ideologia de Gênero, ao aborto e toda a pauta progressista atual. Mas por que isso é importante no atual cenário politico que vivemos? Por causa desse próximo grupo!
c) Os terríveis evangélicos- No meio da igreja de Cristo encontramos também, um grupo perverso e não comprometido com as ideias da Bíblia; nomearemos de “terríveis evangélicos.” Mas o que eles são, onde vivem e o que fazem? Ao contrário de um “terrivelmente evangélico,” um terrível evangélico é aquele que não tem nenhum testemunho cristão em sua vida! Parece que o evangelho não fez efeito algum em seu caráter. Embora seja frequente a uma igreja, leve o nome de evangélico, sua conduta é totalmente oposta ao que a Palavra de Deus prega. Vemos esse grupo na bancada evangélica, por exemplo, onde os deputados estão envolvidos nas mesmas falcatruas de seus colegas não-evangélicos ou sem religião. Basta lembrar daquele grupo de políticos do Distrito Federal que, depois de receber algo ilícito, fizeram a oração da propina. Esses terríveis evangélicos são os que compram e não pagam; vendem seus princípios e trazem escândalo para o reino de Deus. Mas apesar de tudo isso, batem ponto na igreja todos os dias de culto! . Os terríveis evangélicos estão por toda a parte; estão nas capitais e nas cidades pequenas; são aqueles que tem Sky-Gato, gato na água e energia, mentem para receber o bolsa-família, tem o nome sujo junto ao SPC e Serasa; tem amantes, e não perdem a oportunidade de levar vantagem em tudo, afinal de contas, esse é o jeitinho brasileiro que também contamina a fé brasileira. Os terríveis evangélicos são oportunistas e não deixam passar a chance de se dar bem a custa dos outros.
Diante de tudo isso, uma reflexão precisa ser feita! Jesus disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a Deus pai que está nos céus.” Mateus 5.16. Um cristão precisa ser ético, ter moral e conduta baseados no Evangelho, pois só assim fará diferença na sociedade e tornará possível o sonho de um país mais justo, solidário e de fato, cristão. Que tipo de cristão é você? Um “terrivelmente evangélico” com uma conduta exemplar ou um terrível evangélico, que só traz prejuízo ao reino de Deus? Pensemos seriamente sobre isso!
Que Deus nos ajude e nos abençoe!
Nadiel de Marins
Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em Guarantã do Norte
Whatsapp: 66 9.96891763
Assinar:
Postagens (Atom)
IDENTIDADE PRESBITERIANA
O QUE É SER PRESBITERIANO O que é o presbiterianismo? O que é uma Igreja Presbiteriana? Por que sou presbiteriano? Estas são as perguntas q...